quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Comentário do vídeo Harmonics - Salt on a vibrating table.

Comentário para o link http://br.youtube.com/watch?v=sOMiowrff0Y&feature=related.
Site YouTube Salt on a vibrating table.

A princípio é preciso estabelecer as condições do experimento. Ele foi feito sobre uma placa quadrada, não especificado o tamanho exato e nem o material constituinte. Estes dados são importantes porque cada material possui uma condutibilidade sonora própria, em semelhança a condutância elétrica. Também o tamanho da “mesa” possui influência sobre o tom puro aplicado.

Outra coisa curiosa é que o experimentador em todo o tempo joga sobre a mesa um particulado branco. Da mesma forma que o material da mesa faz diferença para o som, este material também faz. Parece que o material está caindo da mesa e por isso é preciso colocar mais. Isso ocorre porque a mesa está vibrando e provavelmente não é muito plana ou rígida.

São formados vários desenhos sobre a mesa à medida que a freqüência do tom puro a que ela está submetida é aumentada. Observe principalmente o centro: ele se deforma e em algum momento tem seu desenho diminuído. E a impressão que o sistema oferece é que há o aumento do número de círculos em proporção à diminuição de seus tamanhos e o aumento da freqüência do tom puro.

O que está acontecendo com a placa é que ela não vibra uniformemente, criando locais onde há concentração de material particulado ou “barrigas”, onde há a falta deles. Se for mantido o volume do som e variada a freqüência, quanto mais alta a freqüência menos ar será deslocado, daí quanto mais alta a freqüência, menor o tamanho do desenho principal.

Outra coisa interessante é a semelhança dos desenhos formados. Isto nos remete ao estudo dos fractais, que é um desenho formado por vários desenhos de vários tamanhos, todos iguais. Existe o som fractal.

Um comentário:

Ruslan Viana disse...

Temos que lembrar que as formas ocorrem em apenas algumas freqüências, ou seja, as formas só ocorrem quando a varredura de freqüência encontra um harmônico da placa vibratória. O que determina quais serão esses harmônicos são as dimensões da placa. As áreas de acumulo de sal são os nós da variação senoidal estacionária. Excelente post, vou fazer na minha casa.