sábado, 29 de novembro de 2008

Natureza do Som - Parte I.

Som é a dissipação de energia através de ondas mecânicas que, em um determinado espaço e um dado tempo, possuem (ou não) uma lei harmônica que as rege e que as torna agradável ou desagradável ao ouvir. Esta frase concentra o conceito de “som” e também o de ruído.

O objetivo deste texto “Natureza do som” é propor a diferença entre “som” e ruído e explorar brevemente o comportamento do som:

  • Do ponto de vista de uma onda mecânica.
  • Da percepção humana no tempo e no espaço.
  • Como dissipação de energia.

Iniciamos propondo a diferença entre som e ruído.

Som x Ruído

É comum a maioria das pessoas associarem à palavra som, o som que elas consideram agradável e à palavra ruído o som que elas consideram desagradável. No entanto som é a sensação provocada pela onda mecânica em nossos ouvidos e ruído, o mesmo som sem harmonia. Mesmo a palavra ruído pode aparecer representando outros sinais, por exemplo, de natureza elétrica. Basicamente é possível separar o que é som do que é ruído por duas vias:

  • Uma objetiva: existe ou não harmonia. O ruído não possui harmnia.
  • Uma subjetiva: é ou não agradável. O ruído é desagradável.

Som é um conceito maior, como explicado no princípio do texto.

3 comentários:

Leonardo disse...

gostei muito do artigo sobre som e ruido. pretendo discutir mais o assunto porque este e do meu interesse.

Unknown disse...

É do nosso interesse discutir principalmente o que diz respeito ao ruído porque temos feito muitos projetos nessa área e achamos que podemos trocar valiosas informaçoes e talvez experiências em projetos. CMT.

gabriel lucas disse...

Parabéns pelo artigo, a linguagem bastante acessível e clara , posta de maneira bastante didática. Espero que continue sempre expondo textos interessantes e importantes como esses.